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O grupo de pesquisa Currículo, cultura e diferença desenvolve estudos sobre teoria do currículo, assim como sobre política curricular, amplamente entendida como políticas públicas promulgadas pelo Estado e nas escolas. Opera com inflexão pós-estrutural, dialogando com Stephen Ball, Ernesto Laclau, Chatal Mouffe, Wendy Brown, Judith Butler, Homi Bhabha, bem como com Jacques Derrida. Em termos gerais, a política tem sido entendida como processos de signifiXação que também produzem o contexto em que acontecem. Nesse sentido, os discursos políticos são assumidos, como sugere Brown, como uma normatividade performativa ou uma forma de governo com efeitos imprevisíveis.

 

Devido ao fato de que, em 2017, o governo brasileiro exarou um currículo nacional obrigatório, o grupo ampliou seus estudos no campo das políticas estatais. Redes de demandas (ou de poder) em ação ao longo da elaboração da norma centralizada, assim como durante os processos de implementação, vêm sendo mapeadas. acontecendo em níveis estaduais. Três redes de demandas – por responsabilização, por justiça social e por liberdade – e a articulação entre elas têm sido examinadas. Com o aumento das reivindicações conservadoras, o grupo tem dado especial atenção à coalizão entre ultraliberais; grupos conservadores, em sua maioria religiosos; e militares.

 

Como os discursos performativos são entendidos como tendo efeitos (imprevisíveis), entre outros, nas subjetividades, o grupo também tem se perguntado sobre os efeitos desses currículos e políticas educacionais recentes, especialmente nos chamados grupos minoritários. Além de desconstruir estratégias postas em ação para fixar a alteridade, as pesquisa visam compreender como alunos e professores buscam constituir-se em espaços fortemente normativos como as escolas.

 

Ao mesmo tempo, o grupo vem colaborando com burocracias estaduais, escolas e professores na produção de políticas públicas situadas em resposta ao currículo nacional obrigatório . Para tanto, têm sido mobilizadas uma abordagem derridiana da educação como o que deve permitir que o outro seja outro, bem como a ontologia relacional de Butler, para reler a tradição Reconceptualista dos estudos curriculares americanos com suas ênfases na experiência e na autobiografia.

NOSSOS PARCEIROS

Linha de pesquisa Currículo: Sujeito, Conhecimento e Cultura:

Esta linha se caracteriza por articular pesquisas no campo do currículo, com destaque para as discussões sobre políticas e práticas curriculares. Inclui questões sobre a avaliação educacional, o conhecimento, a cultura, os sujeitos da escola, as tecnologias e a sociedade. Integra estudos críticos e pós-estruturais, com ênfase em abordagens discursivas. Pela sua importância para o campo, a educação básica e a formação de professores têm sido objetos de estudo privilegiados.

Página para acesso: http://curriculo-uerj.pro.br

Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro:  
Entre os objetivos do programa, dos quais 1) Participar do processo de produção de conhecimento(s) no campo da Educação; 2) Formar educadores capazes de intervir como interlocutores válidos nos cenários local, regional e nacional, por intermédio da atuação em docência e em pesquisa, bem como da criação de alternativas para as práticas sociais vigentes; e 3) Instituir uma dinâmica de atuação permanentemente aberta à busca de novas interlocuções, ao desenvolvimento de novas práticas de intervenção social e à criação de condições adequadas de reflexão e aprofundamento teórico-prático; estes são concretizados nas atividades desenvolvidas em Linhas de Pesquisa, constituídas por Grupos de Pesquisa, aos quais se vinculam os membros de seu Corpo Docente.

O Programa garante a articulação entre estas Linhas de Pesquisa, proporcionando o foco comum na produção e socialização de conhecimentos no campo educacional referenciados no interesse público e na crítica aos processos de exclusão.

A gestão acadêmica do Programa é desenvolvida pela Coordenação e pelo Colegiado formado pela totalidade dos docentes da pós-graduação, por representantes discentes e do corpo técnico-administrativo, contando com comissões permanentes (Comissão de Apoio Acadêmico e Comissão de Bolsas) e provisórias (seleção de alunos para o Mestrado e para o Doutorado, etc).

Atualmente o Programa está sob a coordenação do Profa. Dra. Ana Chrystina Venancio Mignot e vice coordenação do prof. Dr. Guilherme Augusto Rezende Lemos.

Página para acesso: http://www.proped.pro.br/


 

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